-
Arquitetos: A31 Architecture
- Área: 75 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Yiannis Hadjiaslanis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre olivas, loendros e ciprestes, num terreno de 4000 m² e a poucos metros de sua residência em Dilesi, na Grécia, localiza-se a construção do novo atelier do pintor e escultor Alexandros Liapis. Uma parte da paisagem foi incorporada na galeria de esculturas no espaço aberto, abrigando as criações do artista.
O critério básico da nova síntese estrutural foi a economia de sua realização e sua plasticidade que dialoga com o Genius loci grego. A nova estrutura se compõe de uma casca de concreto armado, construído em três etapas separadas. A abóboda, um elemento arquitetônico de coroação intemporal, interage com o espaço íntimo da casa do artista, a "célula".
A nova estrutura está localizada no eixo norte-sul, e a planta ortogonal está dividida em três áreas: Primeiramente, a varanda no sul, onde está o acesso. Segundo, o espaço de trabalho do artista. Por fim, o ático no norte, o qual serve como armazém. Uma escada conecta os dois níveis, com degraus de concreto em balanço que podem servir como stands de exposição para os trabalhos do artista. As aberturas nas paredes estão relacionadas com a trajetória do sol, a iluminação interior e a ventilação derivam da secção horizontal transversal da casca do edifício.